segunda-feira, 9 de junho de 2008

Grupo B.

Jogos do Grupo B, Domingo 8 de Junho.

Áustria 0 x 1 Croácia.
Ernst-Happel-Stadion
Tentos; 4'Modrić

Croácia entrou com o pé direito no Grupo B do UEFA EURO 2008™, com Luka Modrić a converter o penalty mais rápido de sempre (três minutos e 35 segundos) de uma fase final do Campeonato da Europa e a ditar o triunfo por 1-0 sobre a co-anfitriã Áustria no Ernst-Happel-Stadion, em Viena.

Penalty madrugador
O seleccionador croata, Slaven Bilić, não teve problemas em anunciar o seu "onze" titular bem antes do apito inicial, numa prova de confiança que foi recompensada logo aos quatro minutos, quando Luka Modrić assinou o 1-0. O médio austríaco René Aufhauser cometeu falta sobre Ivica Olić no interior da sua área e deu origem a uma grande penalidade que o novo reforço do Tottenham Hotspur FC não desperdiçou. A co-organizadora da prova sentiu o rude golpe, denotando inúmeras dificuldades para contrariar a superioridade do adversário, que ficou perto do segundo golo quando Olić não conseguiu desviar por muito pouco um livre apontado por Darijo Srna.

Falta de soluções
Contudo, os austríacos lograram entrar no ritmo do jogo e equilibraram as operações a meio-campo a partir dos 20 minutos. As ocasiões de golo continuavam, porém, a ser pouco mais que uma miragem, com o avançado austríaco do Sporting de Braga, Roland Linz, a ter frequentemente que recuar no terreno para procurar jogo. A Croácia estava agora remetida a uma postura de maior contenção, mas ainda assim pertenciam-lhe os lances de maior perigo, como aquele protagonizado por Mladen Petrić aos 32 minutos. O avançado apareceu sozinho nas costas da defesa austríaca, mas o seu remate de primeira saiu muito por cima da barra. E o melhor que a Áustria conseguiu antes do intervalo foi um cabeceamento por cima do lateral Joachim Standfest, que apareceu solto de marcação ao segundo poste.

Pressão sem resultados
A segunda parte começou como tinha acabado a primeira, com a Áustria instalada no meio-campo croata, mas a falhar sistematicamente no último passe. A estrela do conjunto orientando por Josef Hickersberger, Andreas Ivanschitz, foi sempre o mais inconformado dos austríacos, tendo testado várias vezes o seu talentoso pé esquerdo, mas sem sucesso. A pressão dos anfitriões foi-se intensificando à medida que o cronómetro e o cansaço dos croatas iam aumentando, com o cenário a perturbar até o guarda-redes Stipe Pletikosa, que sentiu inesperadas dificuldades para parar o aparentemente inofensivo cabeceamento de Martin Harnik, estavam decorridos 79 minutos.

Final emocionante
As derradeiras esperanças da Áustria pareceram esfumar-se por completo aos 86 minutos, quando Ümit Korkmaz viu o seu remate de pé direito ser detido por uma defesa providencial de Pletikosa. O lance lançou o alerta nas hostes croatas, que levaram a cabo um último e tenaz esforço em defesa da preciosa vantagem. E seria mesmo o recém-entrado Ognjen Vukojević a falhar por milímetros o 2-0 aos 86 minutos, na sequência de um desvio ao primeiro poste. O também suplente Roman Kienast ainda teve a última palavra na partida, mas o seu desvio de cabeça errou por muito pouco o alvo, com a Áustria a imitar a outra organizadora da prova, a Suíça, que também saiu derrotada na sua estreia, frente à República Checa.


____________________________________________________________________

Alemanha 2 x 0 Polônia
Tentos; Podolski 19' ,61'.

A Alemanha venceu o seu jogo de estreia no Grupo B, disputado no Wörthersee Stadion, em Klagenfurt, ao bater por 2-0 a Polónia com dois golos do avançado Lukas Podolski.

Oportunidades a abrir
Os alemães apresentaram uma frente de ataque composta por três jogadores, com Mario Gómez, Miroslav Klose e Lukas Podolski, contudo, a primeira situação de perigo pertenceu aos homens de Leo Beenhakker, logo no primeiro minuto. Jens Lehmann fez uma defesa incompleta e Jacek Krzynówek, em excelente posição, atirou por cima. Aos quatro minutos, a selecção germânica desperdiçou uma ocasião soberana, após passe de Michael Ballack para Klose. O atacante, em boa posição para visar a baliza polaca, tentou servir Gómez, que ainda tocou na bola. Contudo, o esférico acabou por sair a centímetros do poste da baliza à guarda de Artur Boruc.

Podolski não perdoa
A turma germânica instalou-se no meio-campo da Polónia e ia controlando as operações, tendo criado alguns lances de apuro junto do último reduto da equipa comandada por Leo Beenhakker. Aos 19 minutos, os germânicos chegaram mesmo ao golo, após um passe magistral de Ballack. Klose, no limite do fora-de-jogo, progrediu pelo lado direito e assistiu Podolski, que não teve dificuldades em fazer o primeiro golo da noite. Curiosamente, o tento alemão foi construído por dois atletas que nasceram precisamente na Polónia.

Oportunidade rara
A turma polaca revelava-se incapaz de contrariar a superioridade germânica e teve poucas ocasiões de golo ao longo da primeira parte. Ainda assim, aos 35 minutos, Maciej Żurawski tentou a sua sorte com um remate fora da área, que passou muito perto do alvo, à imagem do que fez Klose dois minutos volvidos, mas na área contrária.

Guerreiro para a segunda parte
Na segunda parte, Beenhakker apostou em Roger Guerreiro para o lugar de Żurawski, mas a selecção de Joachim Löw entrou decidida em controlar os acontecimentos. Ainda assim, os polacos surgiram mais afoitos no segundo tempo e construíram alguns lances de perigo. Aos 54 minutos, Bastian Schweinsteiger rendeu Clemens Fritz, numa fase em que o jogo estava mais equilibrado.

Podolski bisa
Aos 69 minutos, a Alemanha esteve muito perto de dilatar a vantagem, após cruzamento de Philipp Lahm do lado direito. Ballack rematou de primeira, mas Boruc respondeu com uma excelente defesa. Três minutos volvidos, os germânicos fizeram mesmo o 2-0, após jogada de insistência do seu ataque. Klose falhou o primeiro remate, a bola sobrou para Podolski, que encheu o pé para assinar um golo de belo efeito. A "mannschaft" segurou a vantagem até final, apesar de os polacos ainda terem tentado chegar ao golo. Os alemães defrontam a Croácia na próxima terça-feira, ao passo que a Polónia mede forças com a Áustria no mesmo dia, na segunda jornada do Grupo B.


AI MEU PODOLSKÃO!


Créditos; http://www.uefa.com

Nenhum comentário: